Structural Insulated Panel, ou SIP, é o sistema construtivo do século XXI, a evolução do sistema framing, trata-se de um material de alta performance, indicado para qualquer tipo de construção, residencial ou comercial, que já é utilizado a mais de 50 anos nos EUA e na Europa. Os painéis consistem de um núcleo de EPS isolante entre duas chapas de revestimento estrutural, o Oriented Strand Board, conhecido como OSB. Seu grande diferencial está na ausência de estruturas auxiliares e consequentemente na sua agilidade e facilidade de instalação.

O painel SIP é produzido sob condições controladas e pode ser projetado para atender a praticamente qualquer projeto de construção, compondo paredes estruturais, divisórias, telhados e lajes. O resultado é um sistema construtivo extremamente forte, prático, eficiente em termos de energia, que proporciona segurança, conforto térmico e acústico ao usuário, e ainda rentável. Construir com o SIP garante economia financeira, de tempo e trabalho além de elevar o nível de qualidade da obra.

Construir com o SIP é bastante vantajoso economicamente em relação ao sistema construtivo convencional, considerando que os custos da fundação da obra são bem inferiores graças à leveza do material (29 kg/m² da parede acabada em SIP vs. 143,9 kg/m² de tijolo), há economia em função do menor tempo de construção e grande redução do desperdício no canteiro de obras. Outras economias são realizadas pela baixa necessidade de sistemas de aquecimento ou resfriamento em edifícios de alto padrão e prédios comerciais.

As instalações elétricas e hidráulicas são puxadas através de furos pré-existentes dentro do núcleo em EPS do painel, chamados dutos. Podem-se adicionar dutos, além dos pré-existentes, durante o processo de fabricação, caso sejam necessários de acordo com o projeto elétrico da obra. Toda a estrutura elétrica e hidráulica pode ser manipulada através dos dutos no núcleo dos painéis. As tomadas e saídas de tubulação são realizadas facilmente com pequenos cortes no painel.

Consulte a Steel House Curitiba sobre esse sistema construtivo. Construa, reforme, faça divisórias e o que mais a sua necessidade exigir.